top of page
Capturar.JPG

AS CRÔNICAS DE RAONI

Autor: Rafael Zimichut

Gênero: Aventura/ação/Folclore

Editora: Independente

Nº de páginas: 201

Rafael Zimichut é escritor, for-mado em Direito pela UNI FACCAMP (2002-2007), ESSD e Especialização em Policiamento e Legislação de Trânsito pelo GT CPRv. Também é Bacharel em Teologia pela Universidade da Bíblia e Administração Eclesiás-tica pelo F.A. Possui mais de 40 livros, incluindo as aclamadas

Série Escuridão (Uma sombra além da escuridão, Nêmesis e Crepúsculo dos deuses), Série Sheldon (Um novo dia para amar, Um dia um adeus e Nada além do céu) entre outros.

 

Narrada em terceira pessoa, acompanhamos a vida do jovem Raoni, filha da índia Tainá que foi expulsa da sua tribo por ter engravidado ainda solteira. Ela vive na cidade grande com o filho e não fala com ele sobre o pai, fazendo com que Raoni cresça tímido, recluso e com dificuldade de fazer amigos. Logo nos primeiros capítulos percebemos que ele sofre bullying dos colegas por ser descendente de indígenas e sendo chamado por vários ape-lidos maldosos, com o passar dos anos tudo isso deixa o jovem com muita vergonha do seu próprio povo.

 

A sua vida inteira muda no dia do seu aniversário de dezesseis anos, após acordar assustado e lembrar do sonho estranhíssimo que teve, se não bastasse isso, sua avó chega abruptamente lhe fazendo perguntas e o levando para uma inesperada aventura na floresta amazônica. Durante a leitura fica-mos sabendo que Raoni é filho do deus Tupã, e nesse livro, vamos acompanhar várias aventuras vivi-das pelo herói, são elas: A Flauta de Akuanduba; Presente de Casa-mento; O Guardião do Poço; O Altar da Lua; Natal na Floresta Amazônica; O Filho do Trovão.

 

A escrita do Rafael é muito fluida, o que nos permite realizar a leitu-

ra rapidamente, dependendo do

seu ritmo em um dia poderá ter-miná-lo. A ambientação da histó-ria é maravilhosa, somos apresen-tando a um sistema cultural total-mente novo, cheio de mistérios, florestas perigosas, seres mitoló-gicos que conhecemos na infân-cia, como a Cuca, o Saci, o Curu-pira e deuses indígenas com re-gras espirituais que atrasam mui-to as aventuras do nosso herói. Meu único problema com o livro foi o desenvolvimento do roman-ce entre Raoni e a Pequena Prin-cesa, pareceu muito forçado a jo-vem segui-lo floresta adentro mesmo sem conhecê-lo e estar perdidamente apaixonada por ele poucos dias depois, mais estranho ainda foi ela voltar para a aldeia e casar com ele, não me convenceu.

 

Sem dúvidas um dos melhores personagens da história é o “vi-lão” Anhangá que aparece logo na primeira aventura, atrasando a missão de Raoni e Pequena Prin-cesa em três dias, ao longo do li-vro ele vai aparecer muitas vezes, sempre enganando o personagem e pegando alguma coisa valiosa em troca. Outros deuses conhe-cidos também aparecem no de-correr da história para ajudar ou não Raoni, como: Tau e Angatu-pyry, Tupã e Arasy.

 

Recomendo muito a leitura do livro para todos os leitores que desejam conhecer mais sobre a cultura e as crenças indígenas de uma maneira geral, através das aventuras vividas por um jovem da cidade grande.

103683244_3242223229129983_8562042557581
Capturar.JPG

Olá pessoas lindas e minhas formigas devoradoras de livros como eu 😁. Já tem resenha no blog, e o livro da vez é "As crónicas de Raoni.
Sinopse:
Raoni é filho de mãe solteira, que foi expulsa de sua tribo assim que descobriu estar grávida, no aniversário de dezesseis anos sua avó aparece no meio de uma noite tempestuosa trazendo duas passagens, pois Raoni deve voltar imediatamente e salvar a tribo da maior catástrofe que eles já passaram.
Uma aventura em plena floresta amazônica onde Raoni descobre que todas as lendas do folclore brasileiro podem não ser apenas lendas.
É uma leitura rápida e muito prazerosa, no meu modo de ver é uma leitura obrigatória para professores e para aqueles que gostam de folclore brasileiro.
No início achei que era um livro infantil, mas não é, na verdade é para adolescentes, pois servirá como estratégia para projetos folclóricos e também se quiser falar sobre sexualidade, pois trata do assunto de forma muito suave que dá para abranger mais em sala de aula ou em casa.
Caso queira saber mais é só ler no meu blog link na bio, ou copie e cole esse https://livrosdalmadocesfinos.blogspot.com

103683244_3242223229129983_8562042557581
Capturar.JPG

Oiee Gente...
Tudo bem com vocês??? Espero que sim 🥰🥰🥰

Hoje vim compartilhar com vocês um resenha deliciosa, eu amo Folclore, então para mim poder ler esse livro foi um privilégio sem tamanho, já livrando que esse é o segundo livro, e temos resenha do primeiro no Feed.
👉Contém Spoliers referente ao primeiro livro.
👉Sem mais delongas vamos lá.
📚 Série📚As Crônicas de Raoni📚•
📚Nota📚 5/5⭐•

 

 

Sempre amei folclore, e a muito estava afastada dessa área.
📌Ler esse livro me fez lembrar porque era apaixonada por essa temática e principalmente me fez se apaixonar novamente pela nossa cultura, acredito fielmente que todos temos um pézinho na tribo.
📌A história do grande guerreiro nós pega de uma forma que não paramos enquanto não terminamos de ler, é fenomenal, me emocionei em ver a forma como ele foi protegido desde sempre, por alguém mesmo este alguém não podendo estar tão presente, amei como ele correu em busca da salvação para

pessoas que não conhecia e da cura para salvar alguém tão importe, a forma como ele uniu seres para salvação conjunta, simplesmente apaixonada, e aquele final aí meu coração, Já estou imaginando tudo 😍😍😍. 👉👉Gente não percam mais tempo, corram e adquiram o seu e-book na Amazon, vocês vão se apaixonar por essa história, ela tem uma escrita fluída, é rápida de se ler e o melhor de tudo ela te transporta para os tempos de escola onde você conheceu Iara e seus encantos, Saci e suas travessuras, é simplesmente lindo!!!

✔️Como no primeiro livros, tudo gira em torno de Raoni e a proteção da floresta, porém dessa vez o garoto, agora homem conhece os perigos, e sabe como se proteger.

✔️ Enquanto comemora seu casamento com a Pequena Princesa, Raoni é avisado que a floresta está novamente correndo um sério risco, e os guardiões precisam de sua ajuda.

✔️Então Raoni corre para apra salvar a natureza mais uma vez, para salvar sua tribo, para sacar o plane inteiro.

✔️Mas desta vez não poderá contar com a ajuda de sua amada esposa, terá apenas que confiar em seus próprios instintos e na natureza que o ajudará.
✔️Eu amei ler esse livro, pudemos novamente ter contato com alguns personagens do primeiro livro, assim como tivemos o prazer de conhecer outros personagens incríveis.
✔️Raoni mais uma vez mostra de quem é filho e corre sem medo para proteger aqueles que ama.
✔️Ainda temos ilustrações incríveis no decorrer da história, que valem muito apena serem apreciadas.
⭐ Então para finalizar gostaria de parabenizar o autor, e também a Editora Pallace pelo excelente trabalho ué vem apresentando.
⭐Fico muito feliz em poder ler essas obras de arte.
🥰Quero agradecer a todos que passam por aqui, deixam suas curtidas e seus comentários, isso ajuda muito para que possa trazer um trabalho cada vez melhor, muito muito obrigada!
😘 Beijinhos de Luz ótimo sábado!!!

103683244_3242223229129983_8562042557581
Capturar.JPG

Voltamos para a floresta amazônica, desta vez para comemorar o casamento da Pequena Princesa e do Grande Guerreiro.
.
Porém no meio das festividades o boitatá aparece pedindo para que ele liberte os 4 guardiões da floresta, pois a mesma por quanta do submisso, está padecendo.
.
Aqui entramos ainda mais nesse mundo criado pelo autor, uma história muito bem explorada, que traz uma crítica discreta ao como tratamos nosso meio ambiente e aqueles que tentam devendê-lo.
.
Os personagens principais são muito bem explorados, eu senti falta em saber mais sobre alguns dos personagens, porém eu tenho plena consciência de que ainda vamos ter mais história nesse reino, afinal nao querendo dar spoiler, temos um daqueles finais qur fazem a gente querer sequestrar o autor e obrigar ele a nos contar mais.

bottom of page